Imagem capa - O que motiva você? por Caio

O que motiva você?


TRÊS ELEMENTOS CRÍTICOS  


Uma grande vantagem bastante prática da motivação é que ela nos faz mais entusiasmados, comprometidos, empenhados em buscar os melhores resultados e, em última instância, felizes – no que quer que estejamos empenhados. Além disso, aumenta a capacidade criativa e favorece as habilidades de comunicação. Especialistas chegam a argumentar que a motivação – aquilo que move a ação – pode ser até mais importante e decisiva para o sucesso do que o talento. Mas, afinal, de onde vem esse ânimo de direcionar a energia (um misto de empenho de tempo, capacidade intelectual e afetiva) em direção a um objetivo? A psicologia identifica três “elementos críticos” que oferecem suporte à motivação. A boa notícia é que todos podem ser ampliados e ajustados em nosso próprio benefício.




AUTONOMIA

….aumentamos nosso grau de motivação quando nos sentimos responsáveis. a percepção de autonomia prediz a energia com a qual os indivíduos perseguem uma meta.

Os cientistas afirmam que agir sob coação gera uma espécie de “tributário mental”, enquanto perseguir um objetivo no qual acreditamos nos deixa energizados.


VALOR

….Motivação também costuma persistir quando permanecemos fiéis às nossas crenças. Atribuir valor a uma atividade pode restaurar o senso de autonomia, uma descoberta de grande interesse para os educadores. Em um artigo de revisão, os psicólogos Allan Wigfield e Jenna Cambria, pesquisadores da Universidade de Maryland, observaram que vários estudos haviam encontrado correlação positiva entre a valorização de um assunto na escola e a vontade do estudante de investigar a questão de forma independente.




COMPETÊNCIA

….Gostamos do que fazemos ou fazemos o que gostamos? Tudo indica que, à medida que dedicamos mais tempo a uma atividade, percebemos que nossas habilidades melhoram nessa área e adquirimos senso de competência. Os estudiosos descobriram uma forte ligação entre o sucesso obtido por um aluno nos esportes e o desejo de praticar determinada modalidade. A conexão funcionou em ambas as direções – a prática tornou os jovens mais propensos a se considerar competentes e o senso de competência determinou a perseverança na prática esportiva.


A psicóloga Carol S. Dweck, pesquisadora da Universidade Stanford, mostrou que a competência está bastante associada às próprias crenças. Em uma série de estudos, ela descobriu que aqueles que se apoiam mais em talentos inatos que no trabalho árduo desistem mais facilmente quando enfrentam um novo desafio, porque temem que ele exceda sua capacidade. Já acreditar que o esforço promove a excelência pode inspirar a continuar aprendendo.




Em geral, quando enfrentamos uma dificuldade em relação a atingir aquilo que desejamos, convém perguntar o que está faltando. Muitas vezes, a resposta está em uma (ou mais de uma) destas três áreas: falta de autonomia, sensação de que a tarefa é inútil ou dúvida sobre sua capacidade. Enfrentar essas fontes de resistência pode fortalecer sua determinação. A escolha é pessoal, claro.


Fonte: Revista Mente e Cérebro N° 288

PARA SABER MAIS

Motivation and cognitive control: from behavior to neural mechanism.

Matthew Botvinick e Todd Braver em Annual Review of Psychology, vol. 66, p. 83-11; janeiro de 2015


Motivation: biological, psychological, and environmental. Lambert Deckers. Routledge, 2014.


Nosso olhar


Se a motivação é aquilo que move a ação, como acender esse ânimo que direciona nossa energia para a conquista de um objetivo? Segundo a reportagem, são necessários três elementos: autonomia, valor e competência.


Já sabemos que o ambiente exerce influência importante na construção das nossas crenças e que essas crenças passam a nortear a nossa vida.  Sendo assim, ter uma rotina de convivência em ambientes que nos valorizem, que acreditem na nossa competência e que nos estimulem a decidir de acordo com as nossas convicções é um dos aspectos, dentre outros, que nos garantem uma vida mais feliz e a chama da motivação acesa.


Por isso, podemos afirmar que a CMK oferece um ambiente que promove autonomia, valor e competência em cada detalhe. Priorizamos a atenção individualizada, porque para nós é fundamental respeitar a forma de ser de cada pessoa. Além dos treinamentos técnicos, nossos alunos recebem incentivo e orientação no sentido de encontrar a sua Voz.


A proposta da CMK é aliar ciência e espiritualidade em favor do seu bem estar!

OSS